sexta-feira, janeiro 05, 2007

Florett


Um dos veículos populares que mais rivalizou com as Lambrettas nos anos 60 foram, sem quaisquer dúvidas, as motorizadas da Kreidler, nomeadamente as famosas Florett.
A casa alemã, que se antes de entrar na produção de veículos motorizados era conhecida pela produção de cabos electricos e de telecomunicações, decidiu avançar com este negócio depois da II Guerra Mundial um pouco com a mesma filosofia da Lambretta: produzir veículos fiáveis e baratos que permitissem a "democratização" do transporte individual.
Tendo começado com a produção da famosa R50 logo em 1951 a Kreidler cedo deu nas vistas, muito especialmente devido ao facto de, logo no primeiro modelo, ter sido provada a sua fiabilidade ao ser-lhe atribuída a capacidade para dar uma volta ao mundo.
A sua popularidade aumenta a cada modelo que vai saindo, aspecto que vai sendo reforçado pelos vários records de velocidade na cilindrada de 50cc que estas belas máquinas vão conseguindo. Mas como tudo o que nasce também morre, a Kreidler acabou por não resistir à avalanche nipónica dos anos 80 acabando por encerrar a sua produção em 1983.
Em Portugal foram vendidas muitas Kreidler's, especialmente do modelo Florett. Nos últimos tempos temos visto muitas delas aparecer com belos restauros nas concentrações de Motas Antigas, mostrando assim que também no segmento de 50 cc também há máquinas que merecem atenção.
Esta que estão a ver acabou o seu restauro no Natal de 2006. Um belo presente!

Sem comentários: