quarta-feira, janeiro 03, 2007

Lambretta LC 125

Há cerca de 10 anos atrás encontrei numa feira de motas antigas em Vila Nova de Famalicão uma velha Lambretta à venda. Evidenciando já um grande interesse pelas Lambrettas, não tinha conhecimentos suficientes para perceber que mota era, realmente, aquela que estava à venda.
À primeira vista parecia uma Lambretta LD e foi nessa convicção que a comprei. O vendedor era um jovem de Arouca que me disse imediatamente que não tinha documentos dela, mas que iria tentar falar com o "velhote" que lha tinha vendido para ver se os conseguia. A verdade é que não conseguiu nada.
Como se pode ver pela foto, esta Lambretta estava em péssimo estado. Para além da ferrugem intensa, que "comia" a parte inferior do avental, faltam imensas peças, começando pelo depósto, o cilindro, o carburador, o escape, etc. Na altura a minha vontade de ter uma Lambretta era tanta que a comprei mesmo assim. O preço estava compatível com o estado.
Passados poucos dias da compra, e num dia em que me dediquei a estudar melhor aquela Lambretta, verifiquei, através da leitura do número do motor, que estava perante uma LC 125 e não uma LD. Ao saber disso ganhei um interesse redobrado por esta Lambretta, pois a LC é um modelo muito raro em Portugal, devendo mesmo ter sido o primeiro modelo a ser comercializado pela marca no nosso país.
Ao longo destes 10 anos a Lambretta foi ficando à espera da hora do restauro. Durante esse tempo consegui localizar o seu proprietário e legaliza-la em meu nome. O seu antigo (e único) dono contou-me que a Lambretta foi das primeiras a circular no Porto. Segundo me disse, outro exemplar terá sido vendido para a casa de vinho do Porto Nieport. Para que tenham uma ideia da antiguidade, a data do registo desta Lambretta é de Junho de 1951. Neste momento esta bela Lambretta ainda está em cima da banca de trabalho, mas perto do final do restauro, como se pode ver. Espero poder devolvê-la às nossas estradas dentro de um mês. Nessa altura trarei mais algumas fotos.

Sem comentários: