sábado, junho 21, 2008

EuroLambretta - A viagem


Uma das dificuldades para participar no EuroLambretta deste ano era a deslocação. A viagem desde Vila do Conde até à localidade de Hasslo, na Suécia, implicava a realização de cerca de 3.200 km para cada lado. Ou seja, ir ao EuroLambretta e chegar a casa significava fazer cerca de 6.400 km num curto espaço de tempo, com as inerentes consequências em termos de fadiga e, obviamente, de custos.
O Lambretta Clube de Portugal esteve representado por 10 pessoas que conduziram 6 Lambrettas, tendo sido o clube europeu que se deslocou de maior distância. Havia uma representação de países de fora da Europa (USA, Tailândia, Vietname e Hong Kong), mas todos eles foram de avião sem levar mota.

Na fila esperando a entrada para o barco que fazia a ligação entre a Alemanha e a Dinamarca



Ao longo do percurso tivemos de ultrapassar algumas dificuldades, com realce para a crise dos camionistas, que sentimos na fronteira entre a Espanha e a França, com a concentração de largas centenas de camiões que faziam uma impressionante manifestação de força.

Outro momento que eu aguardava com enorme curiosidade era a travessia da Ponte/Túnel que liga a Dinamarca à Suécia, a Ponte do Øresund. As imagens que eu tinha visto deixavam-me a impressão de que, quando lá chegasse, iria ser tomado pela sensação de mergulhar debaixo da terra quando a ponte desse lugar ao túnel. A verdade é que quando fazemos o trajecto de carro não existe qualquer sensação desse tipo. Aquilo que acontece, no momento em que a ponte dá lugar ao túnel, é a de quem chega a uma ilha e, só depois disso, entra num túnel. Não vou falar de frustração, mas a verdade é que quem estiver à espera de sentir coisas idênticas aquelas que nos acontecem numa montanha russa, ou afins, sai desiludido!

A viagem foi feita em várias etapas (especialmente na ida), o que nos permitiu parar e pernoitar em alguns hoteis. Este que vos mostro ficava já na Suécia, bem perto do local da concentraçao, e, não sendo de grandes luxos, era extremamente simpático e acolhedor. Julgo que cabe no conceito de Hotel de Charme: uma casa antiga que reunia toda a zona social e o quartos espalhados numa propriedade com generosos relvados defronte da costa e onde se podia acostar um barco de recreio. Era uma paisagem simplesmente deslumbrante!


Nesta viagem percorremos vários países: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Dinamarca e Suécia. É curioso notar que a febre do Europeu de Futebol que Portugal viveu até ao jogo com a Alemanha, só tinha paralelo precisamente na Alemanha. O número de carros que circulavam nas estradas com bandeirinhas afixadas ou as casas com bardeiras alemãs era enorme. Até parecia que estavamos em Portugal em plena euforia do Euro 2004! Eles lá sabiam porquê...

Sem comentários: