quarta-feira, abril 02, 2008

Lambretta 48 - Depois do restauro

O trabalho de restauro desta Lambretta decorreu entre a segunda metade de 2006 e o primeiro trimestre de 2007. Para uma máquina tão simples como esta talvez seja muito tempo, mas quem sabe como se processam os restauros de veículos antigos entende que, muitas vezes, a pressa é inimiga da perfeição.

A Lambretta 48 chama a atenção de qualquer pessoa pela sua silhueta elegantíssima. Baseada num quadro de "bicicleta de senhora" este velocípede a motor tem como elemento característico o depósito colocado sob o selim. Esta peça tem uma forma ovalizada, estando perfeitamente integrada no quadro, o que lhe transmite uma personalidade única.
Para além disso, as suas rodas relativamente altas (roda 22) e a forma discreta como o motor, mesmo totalmente à mostra, se enquadra no conjunto, reforçam a elegância deste pequeno veículo, provando assim a lendária qualidade dos designers italianos.

Como se pode ver por esta foto tirada de frente, a Lambretta 48 mais parece uma bicicleta, tal a forma harmoniosa como os elementos relativos à motorização estão integrados no conjunto.

Este é um pormenor do motor, com a famosa marca "Innocenti" em destaque na tampa lateral. Pode também ver-se a "torneira" do ar, o elemento cromado em cima na foto.

O farolim traseiro integra-se perfeitamente no guarda lamas, ficando acomplado a um pequeno compartimento onde se guarda a ferramenta de apoio (chave de velas e uma vela suplente, pelo menos...).

A suspensão traseira é assegurada por dois amortecedores, que neste restauro entendemos por bem cromar integralmente, aspecto que não coloca em causa a originalidade do trabalho, conforme se pode ver pelo resultado final.

O opção pela colocação de uma cobertura do selim em cabedal foi uma decisão que pretendeu acrescentar alguma nobreza ao veículo, procurando assim ajudar a realçar ainda mais toda a beleza do conjunto!

2 comentários:

abbocath disse...

Boa tarde "Lambretta"! antes de mais quero felicitar-te pela tua relíquia 48, uma bela máquinasem qualquer dúvida e ainda dar-te os parabéns pelo trabalho de restauro! aqui fica evidenciada a paixão pela originalidade das elviras! cumprimentos, abbocath

MPaiva disse...

Obrigado amigo!