domingo, abril 30, 2006

Eleições no PSD de Vila do Conde


As eleições para os orgãos concelhios do PSD de Vila do Conde vão realizar-se na próxima Sexta-feira. Durante este fim de semana os candidatos estão a fazer os seus últimos esforços no sentido de convencer os militantes a aderir às suas causas.
Como Presidente ainda em exercício, tenho-me abstido de participar activamente no processo eleitoral. Acho que esse é o melhor contributo que posso dar ao partido.
Apesar disso, vou realçar aqui dois aspectos que me parecem demasiado evidentes e que me chamaram a atenção, muito especialmente depois do debate que ouvi na Rádio Onda Viva entre os 3 candidatos.
O PSD de Vila do Conde nunca ganhou eleições autárquicas em Vila do Conde desde o 25 de Abril. Quem ouve alguns candidatos a falar pensa que isso se deve, unica e exclusivamente, a quem liderou o partido ao longo dos últimos anos. Ou seja, num discurso simplista e demagógico, há quem saiba identificar claramente os responsáveis, identificando-os nas pessoas do Miguel Paiva, do Carlos Maia, do Delfim Maia, do Carlos Duarte, do Artur Brás Marques, do Orlando Taipa e mais alguns.
Excluindo o meu nome, penso que esse tipo de discurso é perfeitamente absurdo e mesmo contraproducente no interesse do próprio PSD. Ou será que alguém acredita que as pessoas atrás mencionadas são todos uma série de incompetentes e incapazes?
Por outro lado, fico chocado quando ouço pessoas a falar coisas que sabem não ser verdade com a mesma convicção e à vontade como se estivessem a dizer uma verdade. As pessoas queixam-se que a política está em descrédito. Da minha parte digo claramente que, como pessoas a actuar assim, não só não deixará de estar em descrédito, como ainda se arrisca a piorar a situação.
Sexta-feira divulgarei o meu sentido de voto.

Sem comentários: