domingo, abril 30, 2006

José Mourinho


José Mourinho, o melhor treinador de futebol do mundo, revalidou hoje o título da Liga Inglesa de futebol na sua qualidade de treinador do Chelsea FC, uma equipa de um pequeno bairro de Londres que em toda a sua história, só uma vez tinha conseguido tal feito.
Com um estilo muito próprio, José Mourinho é hoje uma estrela à escala mundial. Visceralmente odiado por muita gente (geralmente aqueles que apoiam as equipas suas adversárias directas), o nosso compatriota é ao mesmo tempo idolatrado por milhões de pessoas que vem nele um exemplo de sucesso.
Eu gosto muito de José Mourinho e considero que o seu sucesso se fica a dever, unica e exclusivamente, ao seu génio e ao seu trabalho. Na área técnica consta que Mourinho é exímio, analisando os seus adversários ao mais ínfimo pormenor e descobrindo-lhes os pontos fracos. Por outro lado, é um extraordinário gestor de recursos humanos, conseguindo trazer atletas aparentemente medianos até ao mais alto nível de rendimento, como o vimos fazer no União de Leiria e depois no FC Porto.
Por tudo isto, penso que os títulos de Mourinho são plenamente justificados devendo merecer da nossa parte, enquanto amantes do desporto e portugueses, um fortíssimo aplauso.

Sem comentários: