terça-feira, maio 30, 2006

Mundial de Futebol


Com a chegada do Campeonato Mundial de Futebol estamos a entrar numa fase de quase histeria colectiva. Por um lado são os orgãos de comunicação social a transformar os mais desprezíveis acontecimentos num treino da equipa nacional em tema de abertura de telejornal ou a dar honras de directo a conferências de imprensa em que nada de novo ou minimamente interesse é transmitido. Por outro é a publicidade dos mais diversos produtos que aproveita a boleia do evento para os associar ao mesmo. Enfim, o Campoenato do Mundo de Futebol, quer queiramos, quer não, vai mandar em todos nós nas próximas semanas.
Apesar de ser bastante crítico da importância que é dada ao futebol, especialmente quando comparada com a que se dispensa a algumas modalidades que me atraiem muito mais, confesso que também me sinto algo contagiado pelo momento e que, portanto, irei procurar acompanhar o próximo Campeonato do Mundo com alguma atenção.
Como português, espero e torço sinceramente para que consigamos ir o mais longe possível e até, quem sabe, ganhar o torneio. Apesar desse sonho, a minha crenção não é muito grande, por duas razões:
1.- Não temos nenhuma tradição em Campeonatos do Mundo de Futebol. No total de edições do torneio, o melhor que conseguimos foi um terceiro lugar no longínquo ano de 1966. Pior do que isso, esta é apenas a nossa 4ª participação em fases finais, num total de cerca de 20 edições já realizadas.
2.- Nos momentos decisivos, os nossos atletas costumam falhar. Veja-se, a este propósito, o que aconteceu estes dias com a Selecção de Sub-21 no Europeu, ou aquilo que aconteceu à Selecção Olímpica em Atenas ou mesmo à Selecção Principal no último Campeonato do Mundo na Coreia.
Para aqueles que percebem de futebol e gostam da analisar as coisas com alguma profundidade, sugiro um exercício para se poder avaliar com alguma objectividade a valia das equipas em presença. Sugiro a construção de um indicador calculado da seguinte forma:
1.- Calcular o valor de mercado de cada selecção. Este indicador é calculado através da soma do valor atribuido no mercado internacional ao passe de cada um dos jogadores que integram as 32 equipas em presença.
2.- Calcular o valor da experiência de cada selecção. Este indicador é calculado fazendo a soma dos pontos obtidos por cada equipa nas várias participações nos Campeonatos do Mundo já realizados, aplicadno o mesmo método utilizado nos campeonatos nacionais de futebol (3 pontos por cada vitória, 1 ponto por empate e 0 por derrota).
3.- Recorrer ao ranking actual da FIFA.
4.- Somar os indicadores calculados acima, atribuindo uma ponderação de 30% ao valor de mercado da selecção, de 60% ao valor da experiência e de 10% ao Ranking actual.
Quem tiver tempo e paciência que faça as contas e talvez tenha boas hipóteses de acertar no vencedor.

1 comentário:

lucho disse...

tb n acho q cheguemos longe...mas Scolari é um homem cheio de sorte, nunca se sabe...