domingo, maio 07, 2006

Rio Ave na segunda


O Rio Ave Futebol Clube confirmou hoje a descida da sua equipa de futebol principal à 2ª Liga, depois de perder por 5-2 num jogo com a equipa da União Desportiva de Leiria. Como é evidente, este é um dia triste para os Vilacondenses que gostam da nossa equipa.
Ao longo da época acompanhei uma grande parte dos jogos que se disputaram em Vila do Conde. Penso que o Rio Ave começou razoavelmente bem, parecendo que António Sousa soube continuar o trabalho que Carlos Brito nos havia deixado. No entanto, à medida que a época ia avançando, a equipa desceu muito de rendimento, especialmente em casa. Não fiz contabilidade, mas acho que os pontos perdidos na segunda volta em casa dariam, com enorme folga, para evitar esta descida de divisão. Sem ir mais longe, basta lembrar as derrotas com a equipa da Naval 1º de Maio e com a Académica de Coimbra para perceber como é que a nossa desgraça foi construída.
A mudança de treinador na parte final da época não veio resolver nada. Não conheço o treinador João Eusébio para me pronunciar sobre as suas capacidades, mas a impressão que fica é que se trata de alguém sem experiência de 1ª Liga o que terá pesado negativamente no seu desempenho.
Para a próxima época o Rio Ave precisa de fazer uma revolução quase completa na sua equipa. Há muitos jogadores que estão na fase final das respectivas carreiras e, para além disso, há alguma falta de qualidade em sectores importantes, como é o caso do nosso eixo defensivo. Esperemos para ver como é que a Direcção vai conseguir compatibilizar isso com a má condição financeira do clube.

Sem comentários: