terça-feira, maio 30, 2006

Quanto custa uma Lambretta?

Quando falo das Lambrettas a algum leigo na matéria, uma das perguntas mais freguentemente disparadas em primeiro lugar é: quanto custa uma Lambretta?
Se estivessemos a tratar de veículos de produção corrente, o normal seria remeter a pergunta para os guias de vendas, publicados amiude e que incluem sempre as tabelas actuais, com os preços dos mesmos em estado de novo e as referências de valor para os usados.
No caso de veículos com fim eminentemente coleccionístico e não de uso diário, ainda para mais, cuja marca já não é fabricada há mais de 30 anos, a resposta torna-se um pouco mais difícil. Nesses caso entram uma série de factores difíceis de avaliar e que podem tornar o preço bastante imprevisível.
Há, contudo, dois factores que afectam de forma mais evidente os preços dos veículos de colecção: a raridade e o estado de conservação. Para além destes, é também importante verificar a conformidade dos documentos do veículo, aspecto que é muitas vezes determinante na respectiva valorização. No caso das Lambrettas também se passa o mesmo, pelo que é muito difícil dizer qual o valor que alguém deve considerar justo pagar por uma determinada Lambretta.
Apesar de todos os imponderáveis, há sempre algumas referências que se podem considerar. Como é normal, a mais fiável que conheço foi criada pelos ingleses, que no site do Lambretta Clube de Inglaterra publicam uma grelha onde se pode verificar os preços dos vários modelos em função do estado de conservação.
Como se pode ver pela lista publicada, o preço de uma Lambretta pode variar desde cerca de € 150,00 até mais de € 12.000,00, no caso de uma Lambretta A (primeiro modelo produzido na história da marca) restaurada em total respeito pelas suas características originais.
Em Portugal não há nenhuma listagem deste género, podendo no entanto considerar-se que aqueles preços não terão total aderência à realidade do nosso mercado, pois o número de Lambrettas e de interessados na sua aquisição não é ainda muito elevado. Apesar disso, quem acompanha a evolução que o interesse pelas Lambrettas tem vindo a ganhar nos últimos anos nota que a tendência aponta claramente para uma equiparação das cotações à lista do LCGB.

1 comentário:

Anónimo disse...

tendo em conta a raridade e o estado de conservação diria que aplicado aos dirigentes do psd o preço anda...de borla!