quarta-feira, maio 10, 2006
Externalidade negativa
Todas as empresas procuram abordar o mercado no sentido de potenciar o seu negócio. Uma das estratégias mais interessantes é a de procurar criar parcerias com empresas de outros ramos em que se sinta poder haver sinergias entre os produtos que ambos levam ao mercado.
O caso vertente passa-se entre a Disney, produtora de filmes animados para um público-alvo infanto-juvenil e a McDonalds, empresa que gere uma cadeia de restaurantes de fast-food à escala global.
Sabendo-se que o público-alvo dos filmes da Disney é o mesmo que adora alimentar-se nos restaurantes McDonalds, as duas empresas fizeram acordos que permitiam a promoção mutua: as caixinhas de "Happy Meal" tinham bonecos dos filmes da Disney e a McDonalds podia montar restaurantes com a sua marca nos parques temáticos da Disney. O negócio era perfeito, até que a Disney detectou aquilo a que na economia se chama uma externalidade negativa. Ou seja, a Disney chegou à conclusão de que estaria a ficar mala afamada por andar ligada à McDonalds, já que o tipo de alimentação que esta vende está na origem da epidemia que é hoje a obesidade entre os jovens americanos.
A história está aqui.
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1 comentário:
boas,
já esta nos links do quintal deles. boa sorte para o blog.
abraço
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