segunda-feira, junho 12, 2006

Carta Educativa Municipal

O município de Vila do Conde aprovou, na última reunião do executivo, a Carta Educativa Municipal, documento que define a estratégia de desenvolvimento do parque educacional do concelho nos próximos anos.
De entre as propostas defendidas, as mais significativas prendem-se com a intenção de fechar uma série de escolas, concentrando os respectivos alunos em centros escolares. De entre estas incluem-se as escolas das freguesias de Parada, Outeiro e Ferreiró, que deverão fechar, sendo substituidas por uma única escola do primeiro ciclo.
Estas propostas parecem dar corpo à já anunciada intenção do Governo de fundir acabar com as freguesias com menos de 1.000 habitantes. No caso destas 3 freguesias a unificação das escolas poderá ser um primeiro passo nesse sentido. Trata-se de uma estratégia estranhamente assumida pela Cãmara Municipal, tanto mais quanto se desconhecem quaisquer auscultações à população ou às forças vivas do concelho.
Para além destas propostas o documento não apresenta grandes novidades. Curiosamente, há uma enorme quantidade de aspectos que se mostram perfeitamente sintonizados com as preocupações que a oposição já havia assumido no Programa Eleitoral das eleições de Outubro passado. É o caso da a consolidação por reorganização da rede escolar, a introdução do conceito de “uma freguesia, um parque escolar”, a criação de equipas multi-disciplinares ou criação e desenvolvimento de uma rede de ATLs, por exemplo.
Por isso mesmo, espera-se que o clima de relativa convergência existente nesta matéria possa servir para que os jovens vilacondenses venham a ter acesso a uma educação de qualidade e que produza resultados.

3 comentários:

topas disse...

Deve ser para melhorar...não?

http://maistopas.blogspot.com/

MPaiva disse...

Acredito que sim.

topas disse...

Não esperava outra coisa de si.

http://maistopas.blogspot.com/