terça-feira, junho 20, 2006

Nuno Miguel Novais Loureiro

Numa altura em que se fala tanto sobre as questões da educação, seja a propósito da avaliação dos professores, seja a propósito da violência a que estes estão sujeitos, ou, a nível local, a propósito dos elevados níveis de insucesso escolar, quando em comparação com os restantes concelhos da Área Metropolitana do Porto, aqui fica um registo de algo que me parece muito interessante, pelo que mostra de combate à mediocridade. Trata-se da publicação, ao nível de cada escola, do seu Quadro de Excelência.
O exemplo que aqui deixo é o da Escola Secundária Eça de Queirós na Póvoa de Varzim, que não tendo receios pedagógicos, psicológicos ou outros, mostra aquilo que é o seu grande objectivo: a busca da excelência dos resultados dos seus discentes. Como forma de o demonstrar, esta escola entendeu que era importante que fosse feito o registo público dos nomes daqueles que conseguem melhores resultados.
O Quadro de Excelência da ESEQ relativo aos anos 2003/2004 e 2004/2005 está aqui. A menção especial ao nome do Nuno Loureiro justifica-se já que se trata de um aluno que, depois de conseguir uma média de 19 valores no 11º ano durante o ano lectivo 2003/2004, foi capaz de alcançar a média de 20 valores no 12º durante o ano lectivo 2004/2005, tornando-se no melhor aluno da ESEQ. Por todo o esforço e dedicação que o Nuno e a sua família certamente tiveram para alcançar tão brilhante resultado, é justo fazer-lhes a devida homenagem. Eles são um exemplo daquilo pelo qual todos devemos lutar: a busca da qualidade.

Sem comentários: