quinta-feira, junho 08, 2006

Mais vale tarde do que nunca

"Queremos o alargamento para quatro vias, entre a entrada para a A28 e a Rotunda do Desporto", afirmou Mário Almeida ao Jornal de Notícias.

Durante anos a fio a oposição Vilacondense reclamou pela falta de qualidade do acesso de Vila do Conde ao IC1 (agora A28), chamando a atenção para o facto de a via actual ser indutora de enormes filas de transito. Durante esse tempo a oposição apresentou propostas alternativas, com desenhos de como gostaria de ver aquele acesso, que passavam, nomeadamente, pela duplicação do número de faixas de rodagem.
Durante todo esse tempo, Mário Almeida sempre atacou a oposição dizendo que a via estava muito bem concebida. Chegou ao argumento extraordinário de considerar que, sendo estreita e gerando filas de trânsito, se tornava mais segura porque os veículos circulavam a menor velocidade. Parados, dizemos nós!
Eis que, volvidos mais de 10 anos sobre a data em que aquele acesso foi construido, o mesmo Mário Almeida aparece a dizer que é necessário alargar a mesma, acolhendo assim as propostas que tão duramente criticou no passado.
Por um lado, é bom que Mário Almeida, um autarca bem conhecido, mas que nestas coisas demonstra bem a pequenez da sua visão estratégica, corrija os seus erros. Por outro, é lamentável que a sua teimosia tenha feito com que, todos, tenhamos andado anos a fio a suportar enormes filas na entrada e saída da cidade. Para além disso, é lamentável que se vá gastar dinheiros públicos para voltar a fazer uma obra que poderia, facilmente, ter sido bem feita à primeira.

1 comentário:

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

A parte "mais bem conseguida", ainda é a via de aceleração\desaceleração do sentido Porto - Viana do Castelo. Os automóveis têm que usar o mesmo espaço físico para acelerar para entrar na A28 e para abrandar quando vão sair daquela via... Uma armadilha.