terça-feira, junho 27, 2006

Rio Ave FC - Novo estádio?


Há alguns dias fomos surpreendidos pela notícia de que estaria em preparação o projecto de construção de um novo estádio para o Rio Ave FC. A nova edificação seria localizada no lugar do actual campo de treinos, sendo que o actual estádio daria lugar a um empreendimento comercial, o que viabilizaria financeiramente a operação. O blog do clube falou nisso e parece que alguns jornais desportivos também terão abordado o assunto. Na última reunião do executivo municipal entendi por bem questionar o Sr. Presidente da Câmara Municipal sobre o assunto. Em resposta Mário Almeida disse-me que:
1.- Houve uma abordagem verbal por parte do Presidente do Rio Ave FC sobre essa eventualidade, não tendo dado entrada na Câmara nenhum documento do clube formalizando o pedido.
2.- Os terrenos em que está o actual estádio estão classificados no Plano Director Municipal como “Zona Desportiva”.

Perante estas explicações dadas com clareza pelo Sr. Presidente da Câmara é possível tirar as seguintes conclusões:
a) Até este momento não há mais do que uma ideia de construir um novo Estádio. Não há projectos nem pedidos formais à Câmara nesse sentido.
b) À luz do Plano Director Municipal a construção de edifícios com fins comerciais no lugar do actual estádio está totalmente impedida. Caso avançasse configuraria uma ilegalidade grave.

Sabendo nós das dificuldades financeiras do Rio Ave FC, que o impedem de avançar para um projecto desta envergadura apenas com capitais próprios, chega-se facilmente à conclusão de que estamos perante uma notícia sem a mínima credibilidade, já que não há condições para que a ideia se concretize.

Sem comentários: