segunda-feira, junho 12, 2006

Motociclistas

Ao que consta, um Governante terá expressado a opinião de que os motociclistas são os principais responsáveis pela sinistralidade nas nossas estradas. A propósito disso, e porque “quem não se sente, não é filho de boa gente”, um grupo de motociclistas marchou hoje sobre Lisboa, manifestando-se junto ao Terreiro do Paço.
Se efectivamente as declarações que são atribuídas ao Membro do Governo em questão são verdadeiras, a primeira coisa a dizer é lamentar o seu teor. Poderá haver motociclistas com pouco civismo nas estradas, mas não me parece que sejam em número superior ao de automobilistas. Por isso mesmo, a generalização de comportamentos marginais a toda uma classe de condutores não me parece correcta.
A um Membro do Governo pede-se que oriente as suas declarações públicas por padrões de justiça e de absoluta certeza sobre as afirmações que faz. Especular ou falar ao estilo de quem “dá um palpite” contribui fortemente para desprestigiar a função e criar sentimentos de revolta nos visados.
Perante este tipo de ataques, o comportamento dos motociclistas deve ser ainda mais cuidado. Para além da manifestação deste Domingo, era bom que todos alinhassem na melhor de todas as manifestações: que fossemos cada vez mais zelosos quando estamos na estrada, obrigando assim o Membro do Governo a pedir-nos desculpa.

Sem comentários: