sexta-feira, junho 09, 2006

Restauro

O actual projecto de restauro em que estamos envolvidos é o de uma Lambretta LC 125. Trata-se de uma máquina com matrícula de 1951 e que, atendendo ao número de quadro, foi produzida na fábrica Innocenti em 1950.
Este exemplar, o primeiro modelo da marca com tampas laterais, deverá ter sido dos primeiros a ser importados para Portugal. O estado em que a encontrei era bastante fraco, seja de chaparia, seja de mecânica, pois faltavam-lhe algumas peças importantes.
De acordo com uma conversa que tive com o seu anterior (e primeiro) proprietário, foi comprada no Porto, devendo ter sido vendidas mais “meia dúzia delas”. Segundo a informação que me deu, o comprador de uma dessas teria sido um elemento da família Nieport (conhecidos produtores de vinho do Porto), não se conhecendo o destino dessa outra Lambretta.
Neste momento a Lambretta está, podemos dizer, a meio do processo de restauro. Até ao momento foi feita a desmontagem completa, decapagem da chapa e respectivo trabalho de recuperação. Esse serviço foi efectuado pelo conhecido Sérgio "Rola”, o responsável pelo excelente restauro do Unipower do Rui Sanhudo.
Entretanto o motor também foi todo aberto e revisto, tendo sido necessário comprar um cilindro, pois o original estava desaparecido quando comprei a Lambretta. Com tudo isso feito, estamos agora a montar a Lambretta antes de enviar a chaparia para a pintura. Este trabalho justifica-se com o objectivo de avaliar o trabalho de chapeiro e verificar se há necessidade de alguma afinação final. Depois disso, será tudo desmontado novamente para se efectuar o trabalho de pintura, após o que se seguirá a montagem final e definitiva.
Veremos se haverá Lambretta lá para o Outono...

1 comentário:

Unknown disse...

Bom dia, Sou O António de Ermesinde
e comprei uma Lambretta 125 SL de 1986
Indica-me aonde posso comprar o material?!


Obrigado