terça-feira, junho 27, 2006

Peças para Lambrettas


Quem tem uma Lambretta e a pensa restaurar começa logo com uma enorme dúvida. Como é que se irão arranjar as peças necessárias para o restauro se a marca já não se fabrica desde o início dos anos 70? À primeira vista seriamos levados a pensar que nos iríamos deparar como uma tarefa quase impossível. Felizmente não é assim.
Com efeito, para além de alguns lotes de peças originais perdidas em antigos representantes da marca ou mecânicos que lhe davam asistência (coisa cada vez mais rara de acontecer), há hoje quem se dedique a produzir peças novas para as Lambrettas, seguindo os modelos e as caracteristicas daqueles que saiam das linhas de produção da fábrica Innocenti.
O maior fornecedor mundial dessas peças é um senhor italiano de nome Vittorio Tessera - autor de vários livros sobre a história da Lambretta - que fundou uma empresa chamada CasaLambretta e que fornece praticamente todas as peças necessárias. Em Portugal o seu representante exclusivo é a casa "Original Vespa" do nosso amigo Nuno Vigoço, que possui uma oficina em Caneças, que, apesar desta representação, acaba por dedicar-se mais às Vespas, o que se poderá compreender face ao potencial de negócio.
O grande concorrente de Vittorio Tessera é também Italiano e dá pelo nome de Tino Sacchi. A exemplo da CasaLambretta, Tino também criou uma rede de representantes nos vários países, sendo representando em Portugal por Camilo Lopes, um amigo e pessoa bem conhecida de todos os Lambrettistas portugueses.
Com estes dois contactos penso que ninguém se poderá queixar de falta de peças para restaurar a sua Lambretta.
Quanto aos preços das peças há um referencial que pode sempre ser tomado e que é do conhecimento generalizado. Trata-se da lista de preços que a CasaLambretta publica anualmente no seu site. Os preços praticados poderão variar alguma coisa em relação a esse referencial, mas o ideal é que seja pequena e, de preferência, para baixo.
Depois disto já não há desculpas. Toca a começar a restaurar essas Lambrettas!

Sem comentários: