terça-feira, junho 06, 2006

Notas sobre o EuroLambretta – II

O movimento Lambrettista tem várias formas de se exprimir. Podemos enquadrá-las em dois grandes grupos: os puristas e os vanguardistas.
Os puristas, nos quais poderia incluir o movimento português, francês, suiço, italiano, sueco ou belga, fazem o culto e a preservação das Lambrettas e do seu mundo, mantendo a originalidade das máquinas até ao mais pequeno detalhe. O objectivo essencial destes Lambrettistas é a evocação dos veículos enquanto elementos de colecção.


Do outro lado destaca-se o movimento inglês, seja pela quantidade de participantes, seja pela exuberância que mostram em certos momentos, mas também os austriacos e espanhóis. Para estes, as Lambrettas, para além de se destinarem, na maior parte dos casos, a um uso diário, são recriadas desde o aspecto mecânico, com kit’s de potência que as podem transformar quase em máquinas voadoras e detalhes de pintura ou acessórios que as diferenciamentre si ou de qualquer outra moto.
Nestes casos encontramos desde quem tivesse transformado uma Lambretta numa Chopper ao melhor estilo americano, quem as tenha transformado numa autêntica montra de espelhos, farois e buzinas ou mesmo numa mota de corrida. Para estes, o limite é a imaginação de cada um.

Estas duas formas de encarar a Lambretta acabam por refletir-se a todos os níveis. Os primeiros são mais “contidos” e os segundos mais “exuberantes”. Os primeiros dão um grande valor a todos os modelos, obviamente com mais destaque para uns do que outros, enquanto que os segundos mostram uma inclinação para os últimos a ser produzidos e os de maior cilindrada, com destaque para a SX 200, uma mota pela qual qualquer inglês é capaz de "perder a cabeça".

1 comentário:

topas disse...

espetacular!!!!!!

http://maistopas.blogspot.com/