quarta-feira, junho 07, 2006

Inovar para vencer


Há uns meses atrás, li, penso que no boletim da Associação Comercial de Vila do Conde, que o estado de espírito dos nossos comerciantes era “deprimido”. Na altura achei a expressão bastante infeliz e até indutora de uma maior carga negativa, mas se pensar bem, tenho que lhes dar razão. Na verdade, o aparecimento em poucos anos do Feira Nova, do Modelo com as variantes Modalfa e Woerten, do outlet Factory, com dezenas de lojas em saldos permanentes, de duas lojas Lidl e mais recentemente de um Plus não permite margem para grande optimismo.
Há dias, ao ler o El Mundo, reparei numa notícia interessante. Em Castallon está a a nascer o maior centro comercial da comunidade, que irá ocupar uma área superior a 100.000 metros quadrados e terá 823 lojas. No caso desta superfície comercial, o promotor privado está a trabalhar em estreita ligação com as autoridades locais e o tecido comercial. Assim, é esperado que cerca de 400 comerciantes locais participem directamente no capital do projecto até ao máximo de 90% e que lá se venham a instalar. O próprio alcalde local, que refere que este “é um projecto da cidade”, garante a subscrição de 5% do capital, tanto como a câmara de comercio, completando assim a estrutura accionista.
Não tenho a certeza de que este vá ser um projecto bem sucedido. Os factores que determinam o sucesso de um empreendimento comercial estão um pouco além da mera criação de um espaço. No entanto, não tenho dúvidas em afirmar que a cidade de Castellon, ao contrário da nossa, por exemplo, não está a assistir ao definhamento do comercio tradicional de braços cruzados.

2 comentários:

Gonçalo Taipa Teixeira disse...

Portugueses a assumir o risco? Raro... muito raro. E o estado paternalista só ajuda a acomodar as vontades.

Anónimo disse...

Isto lembra-me uma notícia que li sobre o alargamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais tradicionais. Todos os entrevistados se opunham a uma modificação do horário. Iria acarretar mais funcionários e uma nova organização. Por isso gostaria de saber a opinião deles sobre esta posta:)